Sucesso profissional: investir ou aguardar?

Com o desemprego, as contas batendo à porta e de quebra, a chegada de um vírus letal, onde nenhum cientista ainda conseguiu desenvolver uma vacina para a cura …Será o apocalipse? Um filme de ficção ou a realidade que te apresenta barreiras e está pronta para dar a largada inicial? Se você enxerga a vida assim, como uma corrida, a leitura de hoje é o seu segredinho para chegar na frente rumo ao sucesso profissional.

sucesso profissional: ideias

Ok, a conversa pode até parecer assunto de palestrante motivacional … Mas uma coisa é certa: ficar na sua raia e acomodar-se com o medo das vaias, só te manterá com a cabeça no buraco, tipo avestruz mesmo.Da mesma forma que se ocultam, querem que você também permaneça na sombra. Assim, vamos aos instrumentos que te farão vencer os obstáculos – ou grande parte deles – nessa corrida incansável:

1) Fuja dos abutres: corra de ideias ou de ambientes que te levam a pensar sobre ser o melhor. Ou que esta é justamente, a única opção a ser escolhida. Não entendeu? Pense o seguinte: a melhor opção as pessoas podem escolher ou não, já a ÚNICA opção elas NECESSITAM, pois não existe outra.

2) Abandone as vitórias do passado: para conseguir ser o ÚNICO você precisa se esvaziar do VELHO para se encher de uma nova perspectiva, que só o NOVO pode te proporcionar.

3) O novo não é MELHORIA, é RUPTURA: dê lugar a novos significados e busque certezas para mostrar o seu talento. Muitos… Steve Jobs, Michael Jordan e uma “pá” de gente por aí, levou tempo para conseguir o seu lugar ao sol. Porque você também não conseguiria?

4) E o “gran finale”: PERSUASÃO! Em seu livro “As armas da persuasão”, o psicólogo Robert Cialdini fala sobre persuadir baseando-se em seis princípios: Afinidade, Autoridade, Coerência, Escassez, Prova Social e Reciprocidade.

Mas o que isso quer dizer?

Para fechar, vamos aos conceitos de Cialdini:

#AFINIDADE: A afinidade tem muito a ver com a identificação pessoal com determinado objeto ou ideia, gerando uma sensação de conforto e segurança. As pessoas gostam de se relacionar com quem se parece com elas.

#AUTORIDADE: Para ser reconhecido como uma autoridade em sua área, é preciso ter uma postura dentro do mercado em que está inserido. Se você oferecer um produto ou serviço defendendo a ideia de que é autoridade no assunto, certamente será mais persuasivo do que a concorrência que não usa o mesmo argumento.

#COERÊNCIA: Cialdini é preciso em explicar que uma pessoa cujas crenças, palavras e atitudes não condizem é vista como confusa, hipócrita e até mentalmente doente. Por outro lado, um alto grau de coerência costuma estar associado a força pessoal e intelectual. É a base da lógica, da racionalidade, da estabilidade e da honestidade.

#ESCASSEZ: A teoria da escassez está relacionada com oferta e procura. Quanto mais rara e incomum é alguma coisa, muito maior é o interesse das pessoas em geral naquela coisa.

#PROVA SOCIAL: É inteligente considerar a ação dos outros para então tomar uma atitude, já que teoricamente cometemos menos erros quando agimos de acordo com evidências que têm funcionado bem para outras pessoas.

#RECIPROCIDADE: Entre os gatilhos mentais mais usados, o da reciprocidade é o mais eficiente para você ter pessoas fiéis a você. Se você sabe que pode ajudar a uma determinada pessoa, ou melhor ainda, a um grupo delas, faça sem pensar duas vezes. Quanto mais informação gratuita você libera ao mundo, mais pessoas você ajuda. Lembre-se: Em um mundo em que o acesso ao conhecimento é fácil e você pode se tornar o que quiser, qualquer um pode ser o melhor em sua área.

Qualquer um hoje descobre tudo e têm acesso à internet, empreendendo e vendendo todo tipo de produto. Portanto, QUEBRE AS REGRAS! Tenha atitudes conscientes e mantenha o foco, pois quando você sabe o que quer, os erros não se tornam o fim, mas o recomeço de uma nova jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *